Se já se questionou sobre se valerá a pena ter um Seguro de Vida, a resposta mais curta que podemos dar é: sim. Quando pensa nas razões porque deve fazer um Seguro de Vida nem sempre é fácil antever as vantagens e a abrangência dessa decisão.
A ideia de que ter um Seguro de Vida é bom apenas para salvaguardar a segurança económica da família quando ocorre o falecimento da Pessoa Segura está ainda muito enraizada. Esse é um dos objectivos de um Seguro de Vida, mas está longe de ser o único.
Na verdade, subscrever um Seguro de Vida é bom para si e para os que lhe são mais próximos. Dar este passo pode realmente mudar, não só a sua, mas a vida da sua família.
Se as pessoas mais importantes do seu mundo, aqueles que mais ama, contam consigo financeiramente, então, ter um Seguro de Vida é uma forma de proteger e acautelar o futuro.
Ao longo deste artigo, vamos dar-lhe a conhecer alguns dos múltiplos benefícios e razões porque fazer um Seguro de Vida é bom para si e para os seus.
Acautelar ou remediar? 2 Boas razões para se proteger com um Seguro de Vida
Viver implica correr riscos. Acontecimentos inesperados podem ocorrer em qualquer fase da vida, com consequências económicas negativas para a sua vida pessoal e familiar.
Com um Seguro de Vida pode assegurar:
-
Manutenção da qualidade de vida
Uma situação de morte prematura, numa fase da vida em que a Pessoa Segura esteja ainda no activo, significa uma redução abrupta de rendimentos para a sua família. Nestes casos, o capital seguro a receber pela família, será uma forma de garantir a estabilidade financeira e a manutenção da qualidade de vida, protegendo os que mais ama.
-
Independência financeira
Se ficar numa situação de invalidez, provocada por uma doença ou acidente, pode contar com a garantia de capital do seu Seguro de Vida. Isto aplica-se tanto em casos de Invalidez Total e Permanente (ITP) como em situações de Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD).
Já em caso de acidente, o Seguro de Vida prevê o pagamento de um subsídio diário durante o internamento hospitalar, com a cobertura de Subsídio Diário por Hospitalização por Acidente. Nestes casos, o Seguro de Vida salvaguarda, sobretudo, a sua independência financeira.
Estes são alguns dos riscos que estão presentes em todas as idades. Uma doença, um acidente grave ou, no pior cenário, a morte, podem acontecer em qualquer momento da nossa vida e nunca estaremos totalmente preparados.
Em suma, um Seguro de Vida deve ser encarado como uma forma de salvaguardar a estabilidade financeira e qualidade de vida face às consequências directas da morte, da doença ou de um acidente, em qualquer idade.
6 Benefícios de fazer um Seguro de Vida
1. Permite enfrentar despesas imprevistas
Momentos de crise ou períodos de desemprego podem causar dificuldades financeiras às famílias e comprometer a sua capacidade de poupar. Noutros casos, as pessoas tendem a não pensar muito no futuro e acabam por não se preparar economicamente para situações inesperadas.
Os portugueses não poupam o suficiente. Em 2019 a poupança das famílias portuguesas representou 7,0% do rendimento disponível dos particulares. Esta percentagem fica muito abaixo dos 19,3% que se registavam no ano de 1989 e dos 22,3% de 1979. Fonte: Observador
A maior parte de nós não possui poupanças suficientes para enfrentar gastos imprevistos de uma invalidez total e permanente provocados por uma doença ou um acidente. Ter um Seguro de Vida pode ajudar neste sentido, uma vez que representa uma forma de poupança e o acesso a um apoio monetário nos momentos mais adversos.
2. Tem vantagens em todas as fases da vida
A subscrição de um Seguro de Vida deve ser feita entre os 18 e os 70 anos. Quanto mais cedo o fizer, melhor, porque vai estar a garantir um período de protecção mais alargado.
Um bom Seguro de Vida tem benefícios para diferentes faixas etárias.
-
Para um jovem
Nesta etapa da vida, um Seguro de Vida assegura a independência financeira. É a garantia de que, caso algo aconteça, não terá que voltar para a casa de familiares, evitando também repercussões financeiras sobre a sua família.
-
Para um adulto
Na vida adulta, o foco está, regra geral, na carreira, em comprar casa e constituir família. Ou seja, as despesas são muitas e basta um problema de saúde ou um acidente inesperado que leve à invalidez para desequilibrar a balança entre ganhos e gastos.
É aqui que as vantagens de um Seguro de Vida se tornam claras: ao ser activado proporciona um apoio fundamental para fazer face às despesas.
-
Para um casal
Quando constituímos família, as responsabilidades são maiores. Somos também responsáveis por outras pessoas, pelo que o Seguro de Vida funciona como uma rede de protecção que nos poupa a nós e aos nossos familiares de uma queda que, por vezes, deixa marcas profundas.
3. É uma protecção em caso de doenças graves
Um Seguro de Vida com cobertura de doenças graves, por exemplo, faz toda a diferença se tiver um sério problema de saúde. Nesta cobertura, há garantia de um capital no momento do diagnóstico de uma doença grave, como:
- Cancro;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Enfarte do Miocárdio;
- Insuficiência Renal Terminal;
- Transplante de um Órgão Principal;
- Cirurgia de “By-Pass” Coronário.
A indemnização recebida pode ser utilizada para fazer face a despesas médicas e ter acesso aos melhores tratamentos.
Outro dos apoios possíveis é a cobertura de Lista de Espera que prevê o pagamento de um capital fixo, no caso de necessitar de uma cirurgia com grande lista de espera.
São consideradas as intervenções cirúrgicas que resultem de doenças como hiperplasia da próstata, doença da vesícula biliar e das vias biliares, hérnia da parede abdominal, varizes dos membros inferiores, cataratas, prótese da bacia ou do joelho.
4. Representa segurança redobrada para a família
A decisão de fazer um Seguro de Vida deve ser encarada como um investimento familiar e não apenas individual. É a estabilidade financeira de toda a família que fica assegurada em situações de crise.
Em algumas Seguradoras, existe a possibilidade de contratar uma protecção acrescida para os seus herdeiros, através da cobertura Filhos Menores a Cargo, que garante um apoio extra para os mais jovens, em caso de morte da Pessoa Segura. Este valor pode ser muito útil para cobrir despesas de educação, por exemplo. Desta forma, está a garantir o bem-estar dos mais novos ao longo da vida, mesmo depois da sua partida.
5. Proporciona mais apoio e segurança em vida
Fazer um Seguro de Vida é uma solução que lhe permite ter uma vida melhor, nas situações mais adversas. O montante recebido quando o Seguro é activado, beneficia tanto a Pessoa Segura como os seus familiares e pode ser usado em situações concretas, tais como:
- Cobrir perdas de rendimentos causadas por uma situação de invalidez, doença grave, acidente ou morte;
- Pagar despesas correntes, como rendas e gastos com consumos diversos;
- Liquidar eventuais dívidas;
- Assumir despesas com tratamentos, medicação ou apoio domiciliário.
Saber quanto custa um Seguro de Vida, de acordo com as suas necessidades, é muito simples. Basta fazer uma simulação e em poucos minutos saberá quanto irá pagar para garantir a sua protecção e da sua família.
6. Oferece paz de espírito
Depois de subscrever um Seguro de Vida saberá que o seu futuro e o da sua família está mais protegido. Terá menos preocupações com situações imprevistas porque tomou as devidas providências quanto a elas.
Esta tranquilidade permite-lhe aproveitar melhor a vida e reduzir as angústias e os receios face ao futuro. Com menos preocupações, será capaz de usufruir melhor do presente. Afinal, um Seguro de Vida traz-lhe também algo inestimável: paz de espírito.
Fazer o seu Seguro de Vida deve ser uma prioridade
A decisão de subscrever um Seguro de Vida não deve ser adiada. Quanto mais cedo o fizer, melhor. Para além de ser mais vantajoso, vai ter acesso a um maior tempo de protecção para si e para quem mais ama.
Para conseguir uma protecção mais completa e ajustada às suas reais necessidades, faça como milhares de portugueses já fizeram e confie numa Seguradora especializada no Ramo Vida.
Com 30 anos de experiência no mercado, a Real Vida Seguros é especialista em pessoas e em acautelar e proteger o que há de mais precioso na vida de cada um: o bem-estar.
Conheça mais sobre: Vida Previdência
Artigos Relacionados
Vida Previdência
Como mudar o seu Seguro de Vida: guia para encontrar a melhor solução para proteger a sua família
Ler artigoVida Habitação
Seguradoras vs. Bancos: o frente-a-frente do Seguro de Vida Crédito Habitação
Ler artigoVida Habitação
Como funciona um Seguro de Vida Crédito Habitação: Guia rápido com tudo o que precisa de saber
Ler artigoVida Habitação
Guia prático para esclarecer todas as dúvidas sobre a legislação do Seguro de Vida Crédito Habitação
Ler artigoVida Previdência
Seguro de Vida a pensar na Terceira Idade: saiba como proteger-se a si e à sua família
Ler artigoVida Previdência
Conheça as vantagens e benefícios de contratar um Seguro de Vida para Empresas
Ler artigoAcidentes
Preço dos Seguros de Acidentes Pessoais: saiba o que deve ter em conta na hora de escolher
Ler artigoSaúde
Porque fazer um Seguro de Saúde é uma das melhores decisões a tomar: 5 Razões a ter em conta
Ler artigoVida Previdência
Quais as coberturas do Seguro de Vida que garantem mais e melhor protecção?
Ler artigoVida Previdência
Como funciona um Seguro de Vida: o que deve saber para escolher o melhor para si
Ler artigoVida Habitação
Simular o Seguro de Vida Crédito Habitação pode ser a resposta para escolher a melhor solução
Ler artigoVida Previdência
Saiba o que um Seguro de Vida em caso de Doença pode fazer por si e pela sua família
Ler artigoVida Previdência
Simulador de Seguro de Vida Online: saiba como aproveitar todas as vantagens
Ler artigoSaúde
Simulador do Seguro de Saúde: veja como funciona e porque deve experimentar hoje mesmo!
Ler artigoVida Previdência
Seguro de Vida para funcionários: o benefício social que traz vantagens para as empresas
Ler artigoVida Habitação
Qual o melhor Seguro de Vida Crédito Habitação? Tudo o que realmente deve saber
Ler artigoAcidentes
Seguro de Acidentes Pessoais: conheça as soluções de protecção e as vantagens das diferentes coberturas
Ler artigoSaúde
Seguros de Saúde para Seniores: tudo o que precisa saber para fazer a escolha certa
Ler artigoPoupança
Fundo de Pensões Aberto: planeie a sua reforma e garanta um futuro financeiro estável
Ler artigoPoupança
Seguros de Capitalização: a solução desenhada para quem procura constituir uma poupança com rendimentos e capital garantido
Ler artigoVida Previdência
Guia completo para saber como funciona o Seguro de Vida em caso de morte
Ler artigoVida Previdência
Conheça os tipos de Seguro de Vida disponíveis e faça a escolha mais acertada para si
Ler artigoVida Habitação
Guia Prático para compreender o Seguro de Vida Crédito Habitação: o que é e como funciona
Ler artigoVida Previdência
Seguro de Vida IAD ou ITP: o que deve saber para fazer uma escolha consciente
Ler artigoVida Previdência
Qual o melhor Seguro de Vida: como escolher a opção mais vantajosa para si
Ler artigoSaúde
Dentes saudáveis, vida saudável: Um Seguro de Saúde pode mudar a sua saúde dentária?
Ler artigoSaúde
Qual é o melhor Seguro de Saúde em Portugal: como escolher a opção mais vantajosa para si
Ler artigoVida Habitação
Seguro de Vida Crédito Habitação: as coberturas que deve ter e como conseguir uma protecção alargada
Ler artigoVida Habitação
A resposta positiva a três questões que podem significar a Poupança de Milhares de Euros!
Ler artigoSaúde
Como um Seguro de Saúde pode garantir a melhor protecção: o que deve saber antes de subscrever
Ler artigoVida Habitação
Como poupar 600€ por ano ao transferir o Seguro de Vida Habitação para uma Seguradora especialista?
Ler artigoVida Habitação
Como transferir o Seguro de Vida Crédito Habitação: tudo o que precisa saber
Ler artigoVida Previdência
Como fazer um Seguro de Vida? Guia completo para escolher o ideal para si
Ler artigoVida Previdência
4 razões porque deve fazer um Seguro de Vida que nunca lhe passaram pela cabeça
Ler artigoVida Habitação
Os Seguros de Vida Crédito Habitação são todos iguais? O que torna um Seguro melhor que outro?
Ler artigoPoupança
Fundos de Pensões de adesão coletiva vs. de adesão individual. Quais as diferenças?
Ler artigoPoupança
3 Factos que prevêem que a Segurança Social pode não vir a pagar a sua reforma no valor que pretende
Ler artigo