O Seguro de Vida para funcionários é um dos benefícios sociais mais vantajosos para as empresas. Ao longo deste artigo, vamos falar da importância dos benefícios sociais e descobrir as vantagens que um Seguro de Vida para funcionários traz para as empresas e os benefícios que garante aos colaboradores.
Através de um Seguro de Vida, a empresa apoia a família do colaborador em caso de morte e garante a sua independência financeira em caso de invalidez, existindo ainda benefícios fiscais bastante interessantes para a entidade patronal.
3 Boas razões para a sua empresa investir em benefícios sociais
Os benefícios sociais são uma forma das entidades patronais reconhecerem o valor dos seus funcionários e, ao mesmo tempo, fomentarem um maior compromisso dos colaboradores com a empresa.
Através dos benefícios sociais, é possível ter:
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O salário não é tudo. Para um trabalhador existem diversos aspectos a considerar na escolha de um emprego. Além do ambiente de trabalho que se vive na empresa, os benefícios sociais costumam ter um grande peso nas decisões de procura por um novo emprego ou na permanência do actual trabalho. Os apoios recebidos, além de complementarem o salário, são percepcionados de uma forma muito positiva porque são tidos como um extra que a empresa oferece, porque se preocupa com o bem-estar da sua equipa. |
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É fácil perceber o porquê. Os benefícios sociais são vistos como um reconhecimento e, para muitos colaboradores, este é o combustível necessário para percorrer aquele quilómetro extra que se traduz no aumento da sua produtividade. Trabalhadores reconhecidos e valorizados sentem-se motivados e vêem a empresa como sua, o que influencia de forma directa e muito positiva a performance dos seus resultados. |
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O maior activo de uma empresa são as pessoas e os benefícios sociais contribuem para melhorar a qualidade de vida do seu capital humano. Ao proporcionar aos funcionários apoios que lhes permitam ter mais qualidade de vida, os seus níveis de satisfação aumentam, o que se traduz numa melhoria do clima organizacional. |
Seguro de Vida: um dos benefícios sociais mais valorizados pelos funcionários
O cartão refeição, a formação, o apoio para a creche ou a inscrição em ginásios são benefícios cada vez mais valorizados. No entanto, um dos preferidos continua a ser o Seguro de Vida. Porquê?
Porque, entre os benefícios sociais existentes, o Seguro de Vida para funcionários garante a protecção daquilo que, para muitos, é considerado essencial: o bem-estar pessoal e familiar.
Independentemente da idade ou do estado civil do colaborador, este tipo de Seguro assegura, sobretudo, segurança e confiança no futuro, mas também tranquilidade no presente. Vejamos:
Segurança e independência financeira
Uma grande parte dos portugueses possui poupanças insuficientes para fazer face a imprevistos. A dependência do ordenado ao fim do mês para garantir uma boa qualidade de vida é uma realidade vivida por muitas famílias. Essa dependência é tão real quanto os imprevistos que teimam em acontecer e para os quais a maioria de nós está indevidamente preparado.
A verdade é que ninguém está livre de um acidente ou uma doença incapacitante.
Ao assegurar um apoio financeiro ao funcionário em caso de invalidez, o Seguro de Vida garante a sua independência financeira no momento em que mais precisa: quando lhe for impossível trabalhar e receber o seu salário. A indemnização, além de poder cobrir despesas relacionadas com cuidados e tratamentos de saúde, pode possibilitar, ainda, uma boa qualidade de vida financeira.
Seja qual for a situação pessoal do funcionário (com ou sem filhos, mais ou menos jovem, com ou sem responsabilidades financeiras na sua família), o Seguro de Vida é uma garantia de segurança e de independência financeira.
Protecção familiar
Quando se fala de família, é natural que se queira o melhor. É também para isso que as pessoas trabalham, para garantir qualidade de vida aos seus filhos, pais e cônjuges.
Um Seguro de Vida funciona como um importante apoio à família do colaborador, na sua ausência. E porque o conceito de família baseia-se, também nos laços de afecto que se criam, o funcionário pode designar como beneficiários, pessoas fora do seu seio familiar. A indemnização que é paga aos beneficiários ajuda a salvaguardar a estabilidade financeira do agregado familiar num momento sensível, sendo um apoio fundamental para a família ultrapassar a fatalidade que é uma morte.
Tranquilidade no dia-a-dia
As garantias que o Seguro de Vida dá aos funcionários fazem com que seja possível viver o dia-a-dia com mais tranquilidade, sendo natural que este sentimento proporcione uma maior estabilidade na sua vida pessoal, o que acaba por reflectir-se também na sua vida profissional.
Assim, um Seguro de Vida para Funcionários é uma via de mão dupla com benefícios para o empregado e vantagens para as empresas.
As vantagens que o Seguro de Vida para funcionários traz para as empresas
Além de todas as vantagens que advêm dos benefícios sociais, o Seguro de Vida traz ainda outros benefícios para as empresas que vale a pena conhecer.
Benefícios fiscais
Quando bem implementado, o Seguro de Vida para funcionários pode contribuir para optimizar o pagamento de impostos de uma empresa, uma vez que os benefícios fiscais associados são bastante interessantes.
Isenção de TSU
Os Seguros de Vida para funcionários, bem como os Seguros de Saúde, estão isentos de Taxa Social Única (TSU), ou seja, o prémio (as mensalidades) estão livres de contribuição para a Segurança Social.
Redução do IRC
Os prémios dos Seguros de Vida são considerados custos da empresa e, por isso, são aceites como um gasto dedutível, reduzindo o lucro tributável.
A dedução pode chegar aos 15% do valor anual dos prémios, desde que o Seguro de Vida garanta a indemnização em casos de invalidez e sejam observados certos requisitos, dos quais se destacam:
- Os Seguros de Vida para funcionários devem beneficiar a generalidade dos empregados permanentes;
- O Capital Seguro, bem como as coberturas, deve seguir um critério objectivo e não discriminatório.
Boa relação Custo-Benefício
Até agora, vimos que os Seguros de Vida proporcionam diferentes benefícios e vantagens aos funcionários e às empresas. Mas para que seja um benefício social a considerar, é preciso avaliar o seu custo-benefício.
Existem vários factores que, quando combinados, ditam o preço de um Seguro de Vida, ou seja, o valor do prémio a ser pago pela empresa. A idade das Pessoas Seguras, as coberturas contratadas e o valor do Capital Seguro (indemnização) são alguns dos elementos a considerar nesta equação.
Neste sentido, as empresas podem ajustar o valor do prémio quando definem os limites do Capital Seguro e as coberturas contratadas. Ainda que a entidade patronal decida apenas pela cobertura principal, que é a de Morte, pode ser dada ao colaborador a opção de subscrever coberturas complementares com vista a aumentar a sua protecção.
Se tivermos em conta a possibilidade de ajustar o valor do prémio, os benefícios fiscais existentes e as vantagens que advêm dos benefícios sociais, podemos concluir que o ganho em contratar um Seguro de Vida para funcionários é bastante superior ao seu custo, apresentando uma boa relação custo-benefício.
Como escolher o Seguro de Vida mais vantajoso para os seus funcionários?
Existem 3 factores que influenciam de forma directa a escolha de um Seguro de Vida para os funcionários: o Capital Seguro, as coberturas e a Seguradora. Vamos, agora, analisar cada um deles.
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Capital Seguro
O Capital Seguro é o valor máximo da indemnização que é paga ao beneficiário em caso de sinistro. Este valor é definido na altura da contratação do Seguro de Vida. Quanto maior for o Capital Seguro, maior será o valor do prémio a pagar pela empresa, mas por outro lado, mais protegido estará o funcionário e a sua família.
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Coberturas Complementares
São as coberturas que definem o âmbito da protecção. No Seguro de Vida, a cobertura principal é a de Morte. Mas existem outras coberturas complementares que podem assegurar uma protecção mais específica, em caso de:
- Morte por Acidente;
- Morte por Acidente de Circulação;
- Invalidez Absoluta e Definitiva: quando, por doença ou acidente, a Pessoa Segura fica incapacitada, e sem possibilidade de melhoria clínica nem de melhoria, de exercer qualquer actividade remunerada, dependendo ainda de terceiros para realizar as suas tarefas básicas do dia-a-dia;
- Invalidez Total e Permanente: quando, devido a acidente ou doença, a Pessoa Segura fica incapacitada, e sem possibilidade clínica de melhoria, de exercer a sua profissão ou outra actividade remunerada e compatível com as suas aptidões e conhecimentos. O grau de incapacidade deve ser igual ou superior a 65%, de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais;
- Invalidez Total e Permanente por Acidente;
- Invalidez Total e Permanente por Acidente de Circulação;
- Doenças Graves: o Capital Seguro é pago de forma antecipada quando o colaborador tem o diagnóstico, durante a vigência do contrato, uma doença grave como Cancro, Enfarte do Miocárdio ou Acidente Vascular Cerebral e necessite de tratamento médico ou cirúrgico devido à doença.
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Seguradora especializada no ramo Vida
As Companhias de Seguros são todas diferentes. Existem Seguradoras especializadas no ramo Vida, ou seja, que ao longo da sua actividade se dedicaram a acautelar os riscos de vida e de sobrevivência.
Isto significa que conhecem, de forma profunda, as características de um Seguro de Vida. E, por isso mesmo, apresentam as melhores soluções, através de um aconselhamento personalizado. Faça como milhares de portugueses já fizeram e contrate o seu Seguro de Vida na Real Vida Seguros.
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