Real Vida Seguros

Serviço temporariamente indisponível.
Pedimos desculpa pelo incómodo.

Voltar a Real Vida Seguros

banner

Proposta de Valor

Proposta de Valor

No âmbito da sua actividade, a Real Vida Pensões diferencia-se pela qualidade e rigor do serviço e de assessoria que oferece aos seus clientes, nas diversas áreas de actuação, tais como:

  • Abordagem integrada das necessidades de protecção na reforma;
  • Aconselhamento sobre o modelo de poupança a adoptar e simulação de reformas;
  • Elaboração do Plano de avaliação e de comunicação da solução que possa vir a ser adoptada, assegurando a sua percepção, valorização e apropriação dentro da empresa pelos respectivos colaboradores;
  • Atendimento personalizado (telefónico, presencial ou por e-mail) pelo Gestor do Fundo;
  • Gestão do perfil de investimento, destinada ao financiamento da reforma;
  • Gestão Rigorosa com equipas de gestão de activos especializadas e dedicadas;
  • Disponibilização de documentação de apoio (Prospecto simplificado, Plano Individual de Investimento, Formulário de Acesso aos Benefícios, FAQ’s, Brochuras, Contrato de adesão/constituição, informação legal, divulgação da sua performance, etc.);
  • Elaboração de informação regular financeira e de gestão, com periodicidade mensal;
  • Cumprimento rigoroso das normas da actividade e do relacionamento com as autoridades de supervisão do sector.

Através do site www.realvidaseguros.pt ), acesso geral e área reservada dos Fundos de Pensões, a Real Vida Pensões disponibiliza, com actualização diária:

  • Informação sobre a Sociedade Gestora e sua governação, incluindo os resultados de gestão e performance dos fundos geridos, produtos e soluções;
  • Informação genérica, de natureza legal, normativa e comercial;
  • Links úteis relacionados com a actividade.
  • Informação respeitante a cada um dos Fundos de Pensões, com actualização diária, acessível através de password própria disponível, quer para Associados, quer Participantes e Beneficiários, directamente e através das respectivas Comissões de Acompanhamento;
  • Divulgação sobre os respectivos contratos do Fundo e documentação vária, designadamente formulários, dando resposta imediata a questões sobre benefícios, suas condições de acesso e meios de prova, pedidos de reembolso, etc.,
  • Disponibilização de informação de gestão dos fundos com acesso a vários aspectos da sua governação e da sua performance, disponibilizando, para além das cotações diárias, os relatórios financeiros e a carteira e balancete do fundo com periodicidade mensal, etc.;
  • Acesso individual às respectivas Contas Participante, com password individualizada, permitindo o acesso directo aos respectivos extractos de conta, recibos de contribuição e reembolso, para além das declarações anuais para efeitos de IRS (ainda em desenvolvimento).

 

A Real Vida Pensões possui uma equipa de profissionais especializados, capazes de proporcionar respostas rápidas e apresentar soluções específicas e adequadas a cada caso.

O plano de pensões de cada cliente/empresa é único. A Real Vida Pensões tem a expertise necessária para desenhar o plano de pensões para cada caso particular, e propor os veículos de financiamento mais adequados, quer sob a forma de Fundos de Pensões fechados, quer sob a forma de Fundos de Pensões Abertos, de que são exemplos:

  • Para planos de benefício definido – ‘Real Previdência Empresas, FP’.
  • Para planos de contribuição definida – ‘Real Reforma Jovem’, ‘Real Reforma Activa’,  ‘Real Reforma Sénior’ e ‘Real Reforma Garantida’.

O processo de gestão assenta nos seguintes princípios:

  • Absoluta independência da gestão face ao negócio do grupo;
  • Segregação operacional das restantes áreas do grupo;
  • Equipa especializada e coesa;
  • Processos de decisão transparentes e auditáveis.

O processo de investimento baseia-se, em primeiro lugar, na definição da política de investimento, de acordo com os objectivos de cada cliente e de cada fundo, tendo por base as alocações mínimas, médias e máximas para cada classe de activos e a definição do benchmark apropriado contra o qual se vai confrontar o desempenho do fundo.

A política de investimento é revista periodicamente em Comités de Investimento, que se dedicam à análise macroeconómica e de mercado e avaliam o posicionamento do asset allocation definido face às perspectivas de evolução futura. Os Comités de Investimento baseiam-se numa perspectiva de análise top-down, definindo infra/sobre ponderações nas várias classes de activos, exposição geográfica e sectorial. Este cenário é depois ajustado às várias carteiras dos fundos sob gestão, sendo as decisões registadas nas respectivas actas.

Integra ainda conceitos e ferramentas modernas de gestão como a análise e adequação da estrutura de activos e de passivos (ALM) numa perspectiva liability driven investment (LDI).

As decisões emanadas do Comité de Investimentos são posteriormente executadas pelos gestores dos fundos, que participam do Comité de Investimentos.

A análise de risco das carteiras e o cumprimento dos limites legais e específicas de cada plano é realizada de forma sistemática por um departamento autónomo de análise de risco, que calcula diversos indicadores de risco sobre as carteiras.

A análise do cumprimento das normas de conduta institucionais e regulamentares é realizada pelo departamento de compliance.

Uma mensagem particular para Empresas e Associações como promotoras de fundos de pensões a favor dos seus Colaboradores/ Participantes:

Solução

Os Fundos de Pensões são as soluções por excelência do planeamento da reforma. No âmbito das empresas, os Fundos de Pensões são hoje encarados e utilizados como instrumentos de gestão de Recursos Humanos e da produtividade.

Autonomia Patrimonial

Constituem patrimónios autónomos afectos à realização de um ou mais planos de pensões, sendo os seus veículos naturais de financiamento. O facto de se constituírem como tal confere-lhes uma transparência e segurança ímpar, na medida em que não respondem pelos compromissos e vicissitudes das entidades que os gerem.

Adequação

São efectivamente o mais adequado veículo de financiamento de planos de reforma pela especificidade e transparência da sua gestão exclusivamente em função daquele objectivo, pela regulamentação e supervisão de que são objecto e pelo enquadramento fiscal mais favorável que proporcionam. Abrangem benefícios em caso de reforma por velhice, invalidez e sobrevivência, reforma antecipada ou flexibilizada e pré-reforma, doença grave, desemprego de longa duração e incapacidade permanente para o trabalho.

Distinguem-se de outros veículos de financiamento, designadamente dos seguros de vida, por, genericamente, constituírem patrimónios autónomos e terem uma estrutura de custos definida e transparente com encargos de gestão mais reduzidos, um enquadramento fiscal mais favorável e uma gestão integrada activo/passivo, muito especializada em certos casos de planos de pensões de benefício definido. Embora não o aconselhe, dadas as características de longo prazo dos fundos de pensões, a Real Vida Pensões pode desenhar soluções de garantia de capital ou de taxa mínima de rendibilidade.

Segurança

As receitas e despesas dos fundos estão perfeitamente enquadradas por lei e especificadas nos contratos. Os resultados de gestão são também próprios dos respectivos fundos e não são objecto de repartição por quaisquer outros. Os rendimentos são obrigatoriamente objecto de reinvestimento. Como patrimónios autónomos têm balanço individualizado.

Inexistência de Contribuições Mínimas

Quando os Fundos de Pensões se constituem como instrumentos de gestão colectiva de poupança/investimento, promovidos por empresas e associações (Associados do Fundo), fazem habitualmente recair sobre estas a responsabilidade de proceder à colecta das contribuições facultativas dos seus colaboradores (Participantes do Fundo), por consentimento destes, a partir dos respectivos ordenados, com entrega directa ao Fundo. A não existência de valores mínimos de subscrição, permite aos Participantes adequar o montante das suas contribuições facultativas, ajustando-o tanto ao objectivo do seu programa de planeamento complementar de reforma como à sua capacidade económica e financeira enquanto contribuintes.

Encargos de Gestão mais reduzidos

Ao permitirem custos de gestão substancialmente inferiores aos dos planos/programas individuais de reforma, com importante redução ou mesmo anulação de alguns encargos, acrescentam valor económico e financeiro ao investimento das respectivas contribuições efectuadas.

Enquadramento Fiscal mais favorável

O enquadramento fiscal beneficia os fundos de pensões tanto para as empresas (Associados) promotoras e contribuintes, como para os seus colaboradores (Participantes) e também contribuintes.

Utilização pelas Empresas

Quando promovidos por empresas, a favor dos seus colaboradores, os fundos de pensões devem ser encarados e utilizados como importantes ferramentas de gestão de recursos humanos:

  • ao promoverem e incentivarem o planeamento da reforma dos seus colaboradores, acrescentam valor ao papel dos empregadores como 2º pilar do sistema de segurança social e são factores de estabilidade social de bem-estar socioprofissional;
  • ao contribuírem para uma melhor gestão dos factores de captação, retenção ou libertação de recursos humanos, da produtividade e da política de remuneração, na medida em que, incorporados na política salarial e na de recompensa ao mérito, integram-se na gestão activa e estratégica dos recursos humanos com vantagem económico-financeira, quer para as entidades patronais, quer para os seus colaboradores;
  • ao concorrerem para um planeamento económico e fiscal mais eficaz, uma vez que a isenção de encargos com Segurança Social, o enquadramento do custo em sede de IRC e a dedução à colecta de IRS, permitem estratégias de atribuição de benefícios com menor custo ou, em alternativa, a fixação do custo com a majoração dos benefícios a conceder.

Porque acreditamos que os Clientes são o nosso activo mais importante, estamos determinados a conquistar o seu crédito, a sua fidelidade e a sua confiança a cada dia. Este é o nosso principal compromisso.

Privilegiamos uma abordagem baseada no conhecimento das necessidades específicas de cada um dos nossos clientes, conferindo-lhe uma atenção particular e personalizada.

Acima de tudo, pautamos toda a nossa actuação por um elevado nível de rigor e excelência, procurando, a todo o momento, exceder as expectativas.

pestana_simulador

Quer Ajuda? Nós ligamos grátis!

em processamento

X
Quer Ajuda? Nós ligamos, grátis.
+351

* campos obrigatórios

Li e compreendi a Política de Privacidade da Real Vida Seguros e, nessa sequência, presto o consentimento para se proceder ao tratamento dos meus dados pessoais.

Concordo e autorizo

Confirme que não é um robot!






Serviço disponível todos os dias úteis das 9:00 às 12:45 e das 14:00 às 16:30


Precisa de
Ajuda?

Clique aqui
Nós
Ligamos
Grátis